John May
“Falar
bem em público pode ser uma arte que pode ser aprendida. Qualquer pessoa pode
dominar as técnicas básicas para fazer que um se mantenha atento.” Observa a
seguir:
- Seja Simpático. O público é cordial para com oradores amáveis e de aspecto feliz. Comece com um sorriso. O sorriso estabelece a ligação com público, despertando-lhe o interesse.
- Descontrai-se. Mesmo uma oradora experiente como Margaret Thatcher admite nervosismo em todas as ocasiões em que tem de falar em público. Mas nunca deixa transparecer esse medo. Respire fundo várias vezes, sustenha a respiração o máximo tempo possível e expire lentamente. Isso estabiliza sua pulsação.
- Controle a Situação. Mostre ao público quem é que domina a cena e merece toda a atenção. Mostre-se. O público quer vê-lo bem de todos os ângulos. Sentirá assim que você confia nele.
- Planifique seu discurso. Uma oração convincente tem de ser pensada com antecedência.
- Não complique. Resista à tentação de sobrecarregar um discurso com um excesso de tópicos, pois o público não vai conseguir fixa-los todos e pode até nem se fixar em nenhum. Um discurso eficaz incidirá no máximo sobre quatro pontos, que levarão a uma conclusão final.
- Pareça espontâneo. A espontaneidade torna o discurso mais convidativo, mas exige uma grande preparação prévia. Depois de escrever seu primeiro rascunho (tente 100 palavras por minuto), levante-se fale para um gravador. Escute-se depois com um ouvido crítico, apontando as hesitações ou as repetições que devem ser eliminadas, e também as expressões da ‘linguagem escrita’ que têm de ser corrigidas para a influência da ‘linguagem oral’. O teste para expressar qualquer coisa em ternos orais é perguntar a si próprio: Como diria eu isto a um amigo? Não ia por certo utilizar um estilo denso e literário. Condense seu esboço final em tópicos – breves, bem espaçados, fáceis de ler – escritos em fichas, que podem ser guardadas no bolso até o início da sessão. Nada faz um público desinteressar-se tão rapidamente como um orador subindo ao estrado com a mão cheia de folhas de papel.
- Aproveite as potencialidades da sua voz. Um orador esforçado pode controlar o público como um músico talentoso toca instrumento. Elevar a voz ativa as células do cérebro. Falar devagar, em voz baixa, impressiona com a solenidade da alocução. Um discurso rápido e excitado confere um ar de urgência. Pronuncie sempre as palavras claramente, com os lábios, a língua e os dentes, para que o público entenda tudo o que diz.
- Faça que todos participem. O orador que evita olhar o público de frente quase que certamente perde sua atenção. Enquanto estiver falando, percorra o público com o olhar como um facho de luz, de modo a mostrar que está se interessando sucessivamente por todos os presentes. Não se esqueça de ninguém, mesmo daqueles que estão atrás de você.
- Controle seu tempo. As pessoas nunca desculpam os oradores que falam sem cessar e os fazem perder o almoço. Vinte a trinta minutos é o tempo máximo para um discurso numa reunião religiosa.
- Não deixe se praticar. As técnicas de discurso só podem ser melhoradas com a prática.
0 comentários: