MINHA SANTA HIPOCRISIA

Vivemos em um mundo cheio de mentiras, onde as pessoas para ganhar algo ou se esconder de algo, usam desse artifício. Há mentiras grandes, que podem provocar guerras e acabar com uma nação, e há mentiras pequenas, que provocam conflitos em nós e que só destroem nossa relação com Deus.

Eu quero falar sobre essas mentiras pequenas, mentiras do dia-a-dia, que olho humano não pode ver, e mesmo sabendo que Deus consegue enxergar todas as coisas (Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. PV 15:3), insistimos em ser como Adão, e tentamos nos esconder Dele. 


Todo cristão enfrenta algum tipo de dificuldade, sente dor, passa por maus bocados, se sente atraído pelo pecado, pelo que é mau, mas nem todos conseguem admitir essas fraquezas, e tentam esconder, tanto a dor quanto o pecado dos olhos humanos. Muitos líderes, pastores, diáconos, presbíteros, escondem seus pecados dos homens com medo de ser taxado de alguma coisa, com medo da sua aparência, com medo de ter que deixar o altar, e com isso mergulham em uma vida mentirosa, hipócrita, tirando o controle da sua vida das mãos de Deus.

Esse medo acontece por que o mesmo que esconde o seu pecado, é o mesmo que ao descobrir o pecado do outro irá apontar, são as pessoas com pedra na mão que não lembram que também tem pecados.

Mas isso acontece com todos, com o pastor, padre, sacerdote, comigo e com você. Temos a tendência a viver na negação, escondendo nossas falhas e erros das pessoas, dando mais importância para a opinião alheia do que para a justificação de Deus, sendo que Deus não está interessado com a tua aparência, pois ele sabe que todos somos pecadores e somente ele pode nos justificar do nosso pecado.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” (Rm 3:23-24)

Querer esconder os erros e pecados dos olhos da sociedade, é querer brincar de ser Deus, é tentar controlar a própria vida, controlar as pessoas e controlar os problemas.

Mas fazer isso traz implicações horríveis para a pessoa, pois vem o medo de ser descoberto por alguém, vem a frustração quando descobrimos que tem coisas que são impossíveis de controlar, e consequentemente nos sentimos um fracassado, que não consegue se abrir para ninguém e se envergonha de Deus. Sendo que Deus prefere um rosto envergonhado do que um rosto mascarado. Deus prefere um pecador verdadeiro do que um santo hipócrita.

Precisamos admitir nossa culpa diante de Deus e dos homens, ser sincero com a gente mesmo, assim como o apóstolo Paulo foi: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Rm 7:18-19

Precisamos trocar nosso coração hipócrita por um coração humilde, pois quando revelamos quem nós somos, atraímos pecadores em busca de restauração, mas quando escondemos nosso pecado, atraímos religiosos em busca de bajulação. Não importa o que os religiosos pensarão de mim, o que importa é saber que Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tg 4:6)

Revelar quem somos, mostrar para sociedade que somos pecadores, significa acima de tudo mostrar para Deus e os homens um coração arrependido. Não adiantará nada revelar quem é, e não procurar a mudança, isso é insanidade, e disso Deus também não se agrada.

Quando nos arrependemos e admitimos que o poder para restaurar nossa vida está em Deus, aprendemos a viver um dia de cada vez, agradecendo a Ele por cada minuto e segundo limpo do pecado. Viver uma vida hipócrita só traz tristeza, a verdadeira felicidade é conseguir ser quem nós somos, pobres de espírito, carentes da graça de Deus.

“Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” Sl 32:2

Por: Euriano Sales
Fonte: Minha Vida Cristã

0 comentários: