Você sabia que as crianças brasileiras estão entre as que passam mais tempo utilizando a Internet e ficam na terceira posição entre países que possuem maior índice de desenvolvimento e habilidades tecnológicas, na faixa etária de 3 a 5 anos?
Assustou? Ainda tem mais…
- 66% delas sabem operar jogos de computador, mas apenas 14% sabem amarrar os sapatos.
- 57% sabem utilizar um aplicativo no smartphone, enquanto 50% não sabem o caminho de casa.
No grupo entre seis e nove anos:
- 97% usam a internet e passam mais de dez horas por semana na web.
- 54% deles têm conta ativa no Facebook, apesar da idade mínima ser 13 anos.
- 33% das mães não têm nenhuma ideia do que os filhos acessam.
Os especialistas chamam essa nova geração tecnológica de “Nativos Digitais” ou “Geração Z”. Eles são meninos e meninas nascidos depois de 1995 e somam atualmente 2 bilhões em todo mundo. Eles são apontados como a primeira geração na história da humanidade a ser mais inteligente e esperta (tecnologicamente falando) que seus pais e avós.
Uma das características que define o comportamento dessa geração é que a Internet é tão importante para eles quanto o ar que respiram. Também são mais autoconfiantes e solidários que as gerações anteriores. Por outro lado, tendem a ser mais sedentários e obesos.
Para a maioria dos pais e educadores, ensinar filhos em um mundo de tantas opções e ofertas tecnológicas, que não podem ser controladas totalmente, é simplesmente desafiador. Qual é o pai ou professor que tem tempo para estudar e aprender tudo aquilo que as crianças de hoje já fazem com tanta naturalidade no mundo virtual?
O fato mais triste, talvez, é que esse ainda é o começo. A tecnologia estará cada vez mais presente na vida das pessoas. Não será possível alienar as crianças da tecnologia. Isso significa que o melhor caminho hoje é preparar os filhos e a si mesmo para essa nova realidade.
Seguem algumas dicas que podem ser úteis para pais responsáveis e preocupados:
- Mantenha-se atualizado. Pergunte aos filhos maiores sobre as últimas novidades em redes sociais ou jogos e aprenda com eles. Visite sites e blogs em busca de informação.
- Fique atento. As crianças menores precisam estar próximas a um adulto quando acessarem a internet. Instale aplicativos e programas de controle parental no computador, smartphone ou tablet que ela usa.
- Limites: estabeleça horários para a criança usar a internet ou jogos. Defina com elas alguns sites onde pode entrar sem risco e que tipos de jogos pode instalar e jogar.
- Converse: fale claramente com a criança sobre os riscos da Internet e sobre o que ela deve evitar.
- Eduque: procure incentivar atividades educativas que a criança aprende enquanto brinca.
- Espiritualize: existem vários conteúdos, jogos e aplicativos que ajudam as crianças a aprender mais sobre a Bíblia. Vários canais no Youtube também apresentam a animação de histórias bíblicas. Avalie antes se o conteúdo apresentado está em conformidade com a Bíblia.
Sugestões:
o Novotempo.com/tiaceceu – vídeos e jogos
o Educacaoadventista.org.br/multimídia – jogos educativos
o biblical.com.br/atividades – jogos e atividades bíblicas
o www.gracelink.net ou youtube.com/user/SabbathSchool – lição da Escola Sabatina Jardim da Infância e Primários em animação – inglês. Tem aplicativo para tablets e smartphones.
o www.bible.com/kids – aplicativo Bíblia para crianças – inglês
o nuevotiempo.org/tv/mundo-arco-iris – programa de tv em espanhol.
o myplacewithjesus.com – estudo bíblico para crianças – inglês.
Fonte: Notícias Adventistas
0 comentários: