Vem fracassar você também, vem!

Preciso confessar algo: quase viciei no Instagram. Sim, foi por muito pouco. Eu quase nunca posto, mas quase viciei de ficar olhando, rolando a barra e vendo tudo o que meus “amigos” virtuais postam. E preciso dizer que a vida desses meus amigos parece bem mais legal que a minha. Deixe-me ver: uma amiga está assistindo um show de uma famosa banda britânica; outra está na praia de Copacabana em plena segunda-feira às 11 da manhã, mesmo horário em que um outro amigo está em uma biblioteca; e por fim um outro postou uma foto na academia, exibindo um corpo perfeito e a legenda “fika grande p%$&a”. Enquanto isso, eu nunca fui a um show de banda internacional, não conheço o Rio, faz algum tempo que não vou a uma biblioteca e está sendo uma grande dificuldade ter que comer arroz integral todos os dias no almoço.
Sinceramente, não acho que tudo que as pessoas postam nas redes sociais seja mentira, mas é como se a história fosse contada de um lado só. É difícil ver nas redes fotos com o carro quebrado (a não ser que seja para exibir o carro), com o vazamento na torneira do banheiro, e nem um print da conta bancária zerada já no dia 14. No fundo, acho que a vida de todo mundo é igual, mas o grande problema é que o fato das postagens só dizer respeito aos sucessos e momentos extraordinariamente sensacionais gera aquela sensação de que o fracasso é anormal, quando sabemos que, por experiência de vida, a maioria vai viver muito mais momentos de fracassos do que de sucessos. Me lembra até aquela garota que simulou uma viagem de mais de um mês no Facebook usando Photoshop.
No âmbito nosso da vida cristã, apesar de alguns pastores dizerem que sim, a Bíblia não diz que fracasso é pecado. Às vezes, parece até que os fracassos viraram pecados que podemos confessar no máximo a um psicólogo. No entanto, fato é que Deus nunca quis usar super-herois, mas sim pessoas simples e humildes, as quais quase sempre foram chamadas de “fracassadas” no ambiente em que estavam. Aliás, me parece que Deus gosta mesmo é de usar os fracassados, para que esses nunca confiem em sua própria força (afinal, não têm força nenhuma) e saibam que tudo o que fazem é somente pela força do Senhor. Por isso o apóstolo Paulo disse que sentia “prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (2 Coríntios 12.10)
De fato, super-herois só existem mesmo na ficção. Na Bíblia, basta lembrar-se de Adão, Moisés, Davi, Sansão e muitos outros que experimentaram o fracasso de forma marcante. Por isso é necessário que você se permita fracassar. E fracassar na boa, sem aquela de “Deus vai te honrar e vai dar vitória maior”. Esse papo é muito chato! Além disso, fracassar pode ser muito bom, ainda mais quando se está vivendo uma vida com sentido. Se o ditado diz que as pessoas enxergam “as pingas que a gente toma, mas não os tombos que a gente leva”, já passou na hora do tombo também ser visto, se necessário for.  Até mesmo alguns psicólogos dizem que o fracasso é muitas vezes um componente do sucesso que a gente costuma esconder nas nossas histórias de vitória, ou nas nossas publicações nas redes sociais. Como disse a canção dos Los Hermanos, “quem sempre quer vitória perde a glória de chorar”.
Decidi parar de postar nas redes sociais. Nunca fui de desnudar a alma, mas minha privacidade tem sido mais respeitada. Hoje posto mais algumas ideias sobre a vida, links dos textos do MVC e divulgo onde e quando vou pregar. As palavras de amor, digo a minha esposa olhando nos olhos. Com os amigos tiro muitas fotos ainda. “É para posteridade” sempre digo aos amigos e familiares no momento da foto, para que eles não fiquem procurando nas minhas redes. Esse é um comportamento que adotei, não indico pra ninguém. Apenas decidi não vender uma imagem irreal, que possa até prejudicar pessoas.
A vida precisa ser vivida muito além das fotos no Instagram. As alegrias devem ser multiplicadas e as tristezas divididas, tudo na vida real, com as pessoas a quem interessam saber que somos em alguns momentos vitoriosos e em outros momentos fracassados. Talvez seja aí que se encontra a beleza da vida, na sinceridade de jamais esconder o coração!
Fonte:http://minhavidacrista.com/

0 comentários: