Uma verdadeira força-tarefa de voluntários adventistas está empenhada em diminuir o sofrimento das vítimas de uma exurrada ocorrida há alguns dias no município de Rolante, no Rio Grande do Sul. Cerca de 6,6 mil moradores da região foram atingidos pela catástrofe, seguida de enchentes. A Prefeitura de Rolante estima um número ainda maior de 70% da população da cidade atingida.
De acordo com reportagem do Portal G1, “conforme o coordenador da Defesa Civil de Rolante, Leandro Luiz Gottschalk, os desabrigados precisam de material de limpeza e higiene, alimentos e móveis. Ainda segundo o órgão, não há mais necessidade de roupas. Gottschalk salienta a necessidade de caminhões com bombas para a retirada de água do rio para fazer a limpeza da cidade, serviço que está sendo feito com auxílio do Exército”.
ADRA e voluntários
Ciente dessas necessidades, a ADRA, agência humanitária adventista, levou um caminhão para a região. Segundo a reportagem veiculada pelo Portal G1, “para ajudar os atingidos, organização não governamental (ONG) trouxe de São Paulo um caminhão que pode servir 15 mil refeições por dia – café da manhã, almoço e janta. O veículo é da Agência Adventista de Recursos Assistenciais (ADRA). Conforme o diretor da entidade no Rio Grande do Sul, Paulo de Tarso, o veículo dispõe ainda de uma lavandaria industrial que pode lavar e secar 40 quilos de roupa por hora. Um terceiro espaço também permite atendimento psicológico para os atingidos”.
A unidade móvel tem, aproximadamente, 45 metros quadrados de área útil e está dividida em três compartimentos destinados, cada um, a atender às principais necessidades da população: preparo de alimentação quente, lavagem e secagem de roupas e realização de apoio psicológico. [Equipe ASN, da redação, com informações do Portal G1]
0 comentários: